Resenha Salem Lime Crime

Leia mais

Resenha Dailus Pro 20

Leia mais

Resenha Menow #18

Leia mais

Vinhom QDB

Leia mais

A importância do auto-exame

0 Comments


O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações.
Quando fizer o auto-exame nas mamas, deve-se procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo. O câncer de mama é um dos tipos mais comum nas mulheres. A maioria dos casos de câncer de mama são descobertos através do auto-exame. Quando o câncer de mama é descoberto no início e tratado corretamente, as chances de cura são maiores.
O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.
Todas as mulheres devem fazer este exame uma vez por mês. Isto inclui mulheres que já entraram na menopausa, grávidas, com implantes nos seios e as que amamentam. O auto-exame tem que ser feito alguns dias depois da sua menstruação porque os seios estão mais macios e menos inchados. Procure fazer sempre no mesmo dia do mês.
Já a mamografia é indicada de 1 a 2 anos para as mulheres depois dos 40 anos. Uma vez por ano para mulheres que já completaram 50 anos ou mais. E uma vez por ano também para mulheres com parente de primeiro grau (irmã, mãe, filha)ou mais de um parente que fez descoberta do câncer de mama ou de ovário na menopausa.
A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Ainda assim, todas as mulheres que se identificam ou não em algum fator de risco, devem seguir a partir da adolescência algumas recomendações. São procedimentos e hábitos elementares que ajudam a evitar o câncer de mama e outras eventuais complicações ginecológicas.
Algumas das precauções que podem ser tomadas são: fazer visitas anuais ao ginecologista; fazer o auto-exame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos.

No meu caso é bem complicado pois minha avó é terminal de câncer, ela foi operada no SUS 1 ano e meio depois de ser diagnosticada! O médico disse que essa espera foi o que piorou o estado dela. Hoje o câncer se espalhou para pulmão e outros lugares do corpo. Não adianta nos prevenirmos e identificarmos cedo e o SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE  não encaminhar para que sejam feitos os devidos exames e o devido tratamento! Minha avó já havia tido, no mesmo lugar há uns 20 anos atras e retirado a mama. Mas estava curada. Antes de ser diagnosticada dessa vez, ela esperou 6 meses por uma mamografia. A espera nesses casos pode ser uma sentença de morte.
TODAS as mulheres na minha família morreram disso, portanto eu tenho cuidado redobrado. Faço sempre o auto-exame e já me submeto à mamografias periódicas pois no meu caso é fator genético.
Se cuidem, façam os exames necessários, pois não adianta estar bonita por fora e não se cuidar por dentro, né?! Saúde em primeiro lugar!!



Mulher que se ama, se cuida!!





VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

Nenhum comentário:

Muito obrigado por comentar! Seu comentário é muito importante para mim!